sábado, 7 de janeiro de 2012

Romário: vascaíno ou rubro-negro?

Essa semana saiu no jornal a notícia de que Romarinho, filho do craque Romário, começou o ano marcando um gol pelo Vasco em sua estréia na Copinha. Isso me lembrou de uma antiga polêmica sobre o Baixinho: seria mesmo verdade que ele era torcedor do Flamengo?

Eu sempre pensei, cá com meus botões, que ele era Flamengo. E sempre tive bons motivos pra isso. Em todos os confrontos com o Flamengo ele dava um jeito de - nas palavras do maior leitor de pensamentos e sentimentos de jogadores de futebol da história (Galvão Bueno) - "sentir" uma fisgada na perna, ainda no começo da partida e sair.

Isso até o seu último confronto, às vésperas de completar 1.000 gols. Ele jogou com tanta garra e determinação, que minha confiança ficou abalada. Mas havia uma explicação, ele estava correndo atrás do milésimo gol, chegou ao 999 e sempre teve a intensão de deixar o derradeiro para outro jogo. Para outro time.

Para os vascaínos não há dúvidas: Romário é vascaíno. As provas são incontestáveis. Fez de tudo pra golear o Flamengo. O próprio fato de usar a camisa vascaína no momento mais importante de sua carreira já diz tudo. Além do fato de que seu filho foi para o Vasco.

Contra fatos não há argumentos. Não sou o tipo de cara que dá murros em ponta de faca. Realmente, um cara que fez isso não deve ser Flamengo: seu time é "Romário". Ponto. E para os vascaínos que discordem, lembro-lhes da época em que vestia o Manto Sagrado e que ele também já aprontou poucas e boas contra o Vasco e sua torcida.

Essa era minha opinião. Mas conversando com um amigo, ele foi taxativo:

- O Romário? É Flamengo.

- Que isso cara? Mas você não sabe que ele fez o milésimo gol com a camisa do Vasco? Que eles, inclusive têm umas estátua comemorativa em São Januário?

- Então me responde uma coisa. O Romário poderia ter feito seu milésimo gol por qualquer time, né? Inclusive pelo Flamengo?

- É, num momento especial como aquele ele poderia ter jogado onde quisesse. Mais um motivo pra achar que...

- Não, não, cara! Me escuta! Ele poderia jogar onde quisesse. E foi para o Vasco. Pra ser o SEGUNDO jogador brasileiro a marcar mil gols em sua carreira. SEGUNDO. Com a camisa do Vasco. E todo mundo conhece a personalidade do craque.

- Verdade. Adorava zoar com a cara dos outros.

- Então. Esse foi o seu maior trote.  No mínimo ele deve ter pensado " É, peixe... antes de encerrar a carreira vou dar mais um vice pro Vasco." Não é a cara do Baixinho? Além disso, ele encerrou sua carreira no Vasco com mil e DOIS gols. Numerologia vascaína! Mais rubro-negro impossível.


 Ou não. E pra você? O Romário é Vasco ou Flamengo?

4 comentários:

  1. Acho que agora, na atual faswe da vida dele como politico esta demonstrando que e nao apenas flemenguista ou vascaino mas um grande brasileiro fora ricardo teixeira

    ResponderExcluir
  2. Acho que é flamengo. todo vascaino vota em vascaino com o pensamento de que ele vai roubar mas vai roubar pelo vasco (vai dizer que não falam isso do Eurico?). Então como ele não está roubando (pelo menos não descobriram nada) nem pra ele e muito menos pro vasco, ele deve ser flamengo. E fora ricaro teixeira (2)!1!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ele é Rubro Negro esse otario,sou mais Edmundo mil vezes nunca foi e nem nunca será idolo do Vascão.Marrento,otario,se acha tinha que ser flamengo mesmo vtnc pra vc baixinho de merda,Ahhhhhhhhhhhhhh é Edmuuuuuuuuuuuuuuunnnnnnnnnnnnnndoooooooooooooooo

    ResponderExcluir